quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LINGUAGEM E LINGUAGENS

A explosão da informação vem seguida da explosão de linguagem.
A rapidez com que as novas informações vem fornecendo dados à nossa realidade, entende-se que necessitamos de novas linguagens, seja ela na TV, cinema, rua, passanos a adquirir novos sistemas de signos. Sendo necessário aprender a ler estes signos e assegurar a individualidade e liberdade de escolha num mundo cada vez mais dominado por imposição de valores. Andar nas ruas das grandes cidades requer uma infinidade de informações a serem lidas como: sinais, anúncios, percebe-se que se pode ler num romance, uma fotografia, podemos ler um vestido, o céu.
Enquanto indivíduos inseridos num contexto histórico espera que se entenda não só nos aspectos materiais, leitores apenas de palavras mas de outras linguagens. Podendo distinguir a linguagem capaz de identificar signos escritos e as linguagens não verbais que está disponível a todos.
Cada leitura tem seu próprio ritual, ler um livro não é a mesmo coisa que ler um poema, não posso ler uma fotografia igual a uma novela. Os rituais da leitura nos mostram que cada texto, imagem ou palavras é um recorte mais amplo de linguagem e pede uma leitura específica respeitando a individualidade de cada leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário